.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Técnicas de Encadernação 2 - Copta


Um dos estilos de costura exposta - aquela que fica aparente ao longo da lombada - mais populares e apreciados que existem é a chamada "costura copta" ou coptic stitch em inglês, que talvez devesse ser mais apropriadamente chamada de ponto cadeia - link stitch.


As encadernações coptas, desenvolvidas pelos primeiros cristãos do Egito, os Coptas, por volta do segundo século AD,  se caracterizam por brochuras (ou cadernos) costuradas pelo lado dobrado das folhas e, quando mais de uma brochura, unidas entre si por meio de costura formada por elos que se encadeiam como se fossem uma corrente, do tipo ponto correntinha.


Hoje em dia, o termo - encadernação copta - é empregado para designar encadernações costuradas no mesmo estilo, onde costuras à mostra fazem parte da estética e do design do livro valorizando-o e conferindo-lhe expressão artística.

Esta técnica não utiliza cola e obtemos um resultado que é a extrema flexibilidade, permitindo abertura de páginas e manuseio fácil.

Em seguida, selecionei alguns tutoriais que nos demonstram na prática como aplicar, este considero a técnica mais fácil de aprender. Vamos conferir?



Considero este canal bastante fácil e bem didático...

Esta costura básica serve de partida para muitas variações as quais cada artesão é capaz de desenvolver e experimentar em seus projetos.

Abaixo vou mostrar algumas variações que podem ser aplicadas e combinadas.


Esta acima podemos aplicar apenas modificando o gabarito de furação.


Podemos também alterar a furação da capa.


Podemos também decorar a lombada antes de costurar.

Podemos alternar com decorações.


E por fim Alternar Técncias, as quais iremos mencionar nas próximas postagens.





7 comentários:

  1. Olá, gostei muito desta encadernação e pelo vídeo não parece muito difícil de fazer. Qual é o tipo de linha ideal para fazer este tipo de encadernação? Obg

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gostaria de saber por exemplo num caderno A4 quais as medidas de furação dos cadernos e quantos centímetros dá para a furação na capa

    ResponderExcluir
  3. Mais que lindo! Achei incrível, vou tentar fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Me deu inspirações. Agradecida ✨🙏✨

    ResponderExcluir